Expediente


Em 1969, foi fundado em Fortaleza o Clube dos Poetas Cearenses – agremiação de jovens que se reuniam aos sábados. Foi ali que diversos jovens – com talento para as letras – iniciaram, e hoje figuram na lista dos principais autores da literatura cearense. Dentre os jovens idealistas que frequentavam a Casa, destacaram-se:
Abigail Sampaio, Airton Monte, Álcio Barroso, Álvaro Moreno, Astrogilda Moura, Adauto Gondom, Aluísio Gurgel do Amaral Júnior, Alfredo, Alcantara, Barros Alves, Batista Soares, Auriberto Cavalcante, Carlos Nascimentto, Carneiro Portela (fundador), Carlos Emilio, Carlyle Martins, César Coelho, Ciro Colares, Clébio Carneiro, Costa Senna, Eurico Bivar, Fátima Mendes de Araújo (hoje Fátima Belchior), Fernando Câncio, Fernando Neri, Ferreira Nobre, Francisco Marques, Guaracy Rodrigues , Gutemberg Liberato, Ivonildo Oliveira, Íton Lopes, Jarbas Junior, Jader de Carvalho, Juarez Leitão, júlia Galeno, Julieta Faheina, Luis Carlos, Luiz Ribeiro, Márcio Catunda, Mário Gomes, Mário Nogueira, Natalício Barroso Filho, Nazareth Serra, Nemésio Filho, Nerí Camelo, Patricio Almeida, Rita de Lara, Rembrandt Esmeraldo, Ricardo Guilherme, Sidney Netto, Serra Azul, Stênio Freitas, Stephania Rocha Bezerra, Silvino (Antônio), Valdemir Mourão, Vasques Filho, Vicente Freitas, Vicente Alencar, Violeta Paiva, Zelito Magalhães, Walden Luiz.
A escritora Nenzinha Galeno, neta do ilustre poeta Juvenal Galeno, foi uma incentivadora desse movimento sociocultural.
Em 2025 o Clube dos poetas cearenses como uma fénix renasceu.
O Clube dos Poetas Cearenses é um grupo literário que reúne poetas e escritores cearenses. Seu órgão informativo é o Clube da Poesia, um jornal dedicado a poesia. É uma publicação eletrônica, de submissão aberta, publicada mensalmente por escritores e artistas comprometidos com a divulgação da Literatura e da Arte em nosso país. Aceitamos contribuições de todas as pessoas, independente de formação acadêmica. O jornal publicará textos de criação literária, poesias, além de fotos e ilustrações.
Nossa Equipe
Nonato Nogueira
Presidente e Editor-chefe do Jornal

Nonato Nogueira) é natural de Fortaleza–CE. É professor de História, Filosofia. Sociologia. É mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e autor de livros de Literatura Infanto-juvenil e didáticos de Filosofia para crianças e adolescentes e de História. Organizou cinco antologias de poemas, crônicas e contos. É autor de três livros de poemas, publicados de forma independente. Escreve poemas e crônicas. Seu último trabalho é o livro de poemas filosóficos A solidão de Nietzsche, publicado pela Caravana Grupo Editorial em 2023 e O homem que morava dentro de si, produção independente (2024). Em 2025 organizou a Antologia Cartas para Belchior.
@nonatonogueira45
Elcid Lemos
Diretor

ELCID LEMOS DE MOURA – cearense (Fortaleza). Cantor, compositor, cordelista. Herdou o talento do pai, um sertanejo apaixonado por repente e viola. Finalista no II Festival da Canção de Fortaleza (2019), com a canção Gonzagão não morreu. Gravou shows em 2021/2022 na TVDD/Festival Aralume/Casa de Vovó Dedé. Apresenta-se solo ou com o Trio SerTãoAmor.
@elcidlemos_
OUTROS DIRETORES
EM CONSTRUÇÃO
Djacyr de Souza
Diretor

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA – Mestre em Educação. Dramaturgo, ator e promotor de várias atividades culturais radialista e idealizador do quadro E o Vento não Levou na Rádio Pitaguary.
@djacyr667





